Pesquisa em Artes Cênicas

Bem vindo(a)!

TEATRO DE GRUPO EM FOCO

É com muita alegria que o Grupo Domo de Teatro e Artes Integradas inicia este novo projeto. Recebemos o patrocínio de manutenção de grupo através do FAC/SeCult/GDF e estamos dando continuidade ao nosso trabalho, desenvolvendo um projeto de pesquisa e compartilhando o trajeto e os resultados com outros artistas e com o público interessado em teatro de forma geral.

Nosso projeto consiste em refazermos alguns de nossos passos e aprofundarmos a nossa pesquisa, no que diz respeito à preparação de ator. Vamos ao longo desse um ano, em espaço próprio, repassar os elementos que consideramos, como grupo, importantes de serem estudados, rememorados e aprofundados. Passaremos por diversas etapas bimestrais, que incluem desde estudo teórico para refrescar o entendimento do que fazemos, até o registro de exercícios práticos, documentando seus efeitos e progressos. Ao final, pequenas cenas serão montadas para a exemplificação das possíveis aplicações do conhecimento manipulado ao longo da pesquisa.

É difícil termos acesso aos bastidores dos grupos de teatro, desvendando um pouco do mistério de como e porque fazem o que fazem. Esse registro será importante para nós na medida em que nos dá uma dimensão mais clara da direção que toma o grupo, e também como diálogo com outras artes e outros artistas.

Cada um de nós manterá nesta página um registro pessoal, comentando o que se fez, viu e experimentou, acompanhado por fotos e pequenos vídeos. Na experiência com técnicas diversas sabemos que cada corpo é único, e em cada grupo, mesmo com grandes afinidades, cada membro recebe, trabalha e percebe de forma diferente aquilo que estuda, exercita e vê. Por isso cada ator do Domo fará relatos pessoais de como vê o processo. Vocês, leitores, poderão acessar o material que quiserem, de quem quiserem. Além disto, o grupo promoverá encontros entre integrantes, alunos, amigos e personalidades das artes para conversarmos sobre o fazer artístico, aumentarmos nossa percepção, expandirmos nosso senso criativo e estético. Ampliarmos os horizontes. Tudo isto será avisado nas páginas do grupo.

Esperamos que esse projeto, que não visa montagem de espetáculo nem de captação de recursos, nos traga reflexões sobre nossa arte e o aprimoramento do grupo como grupo, como pensadores e criadores de arte.

Eu, André Garcia, diretor artístico do Grupo Domo, e Leudo Lima, ator e produtor, como idealizadores desta manutenção, tivemos diversas conversas e preocupações com as motivações e qualidade do que poderíamos fazer ao longo deste um ano de pesquisa. Coisas que sempre ficaram claras foram a importância de reciclagem, de continuidade de experimentação, de entrosamento de todo o grupo e da vontade conjunta de ampliarmos nosso entendimento sobre a arte em geral e a arte do ator em específico. Sem pressões a que estamos acostumados em academias e cursos, mas por realmente querermos sedimentar nosso conhecimento, nos fortalecendo como criadores e como grupo em Brasília. Trabalhar e desenvolver o formato de teatro de grupo é bastante diferente daquele dos cursos ou montagens únicas, em que um grupo se encontra pra um trabalho e depois se dispersa novamente.

Como Grupo, o Domo já existe há 20 anos (fundado em 1994), mas muita coisa se passou desde então, e muitos artistas passaram por experiências e trabalhos conosco. O elenco hoje é formado por membros antigos e novatos, mantendo uma base mais sólida, e espaço para o frescor do contato com novos artistas. Percebemos que entre os mais velhos geralmente há a tentação da sensação de conquista, de que já estudaram tudo que interessa ou já viram tudo o que importa. Entre os mais jovens, a sensação de que o estudo aprofundado e a prática cotidiana poderiam ser dispensados porque eles se bastam, já que são muito, mas muito criativos… Para evitar estas falácias e enganos, viabilizamos este projeto, para recordarmos as belezas e dificuldades de nossa profissão, tanto em termos técnicos, como conceituais, como artísticos, históricos, financeiros, etc. Portanto, eis aqui nossa pesquisa.