Postado em Blog-terra

Encontro com Anuiá Amarü, da etnia yawalapiti (MT)

Dando início à preparação para o espetáculo “Terra”, no dia 27 de março de 2014, integrantes do Grupo Domo tiveram um encontro com o artista indígena Anuiá Amarü, que vem de uma família de pajés do povo Yawalapiti, do Alto Xingu.

Os Yawalapiti são um povo indígena do Brasil, situado no Alto Xingu, com uma cultura rica e ancestral. Eles pertencem ao grupo étnico Kamayurá e compartilham semelhanças culturais com outros povos da região, como os Kalapalo, Kuikuro e Mehinako. Eles realizam rituais e festivais tradicionais e enfrentam desafios contemporâneos, como a pressão sobre suas terras e a influência da cultura ocidental. Apesar disso, eles têm se mobilizado para preservar sua cultura e buscar seus direitos.

Durante o encontro, o diretor André Garcia e outros integrantes do grupo puderam fazer perguntas sobre suas visões de mundo e também sobre suas lutas, uma vez que nunca foi tão necessária a união dos povos indígenas para defender seus direitos e preservar seus territórios e tradições.

Em uma de suas falas mais marcantes, Anuiá ressaltou a ligação de seu povo com a Terra:

“Pra gente, para o nosso conhecimento indígena, os rios são como as artérias da Terra. A terra tem sangue também. E quando se corta essas veias, se cerca, cada pedaço do corpo vai morrendo com o rio vai secando. Então, os políticos não podem pensar só neles, têm que olhar para o futuro, como vai ser”.