Postado em Notícias

Espetáculo “Manhã” volta aos palcos em 2017

Boas notícias! O espetáculo “Manhã”, do Grupo Domo foi contemplado no edital do Fundo de Apoio à Cultura 2015, para uma nova circulação nas cidades: Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador e Belém, totalizando 15 (quinze) sessões. Essas apresentações serão realizadas a partir do primeiro semestre de 2017.

Com texto inédito de André Garcia, o espetáculo “Manhã” é fruto de um trabalho continuado de pesquisa, realizado pelo Grupo Domo de Teatro e Artes Integradas. Ao mostrar a relação entre dois homens, busca um distanciamento de idéias pré-concebidas sobre o que é um relacionamento amoroso e íntimo, mostrando que antes de qualquer instituição ou convenção existem duas pessoas, dois seres humanos, que necessitam dar e receber afeto e que aspiram a felicidade, ainda que nem sempre saibam reconhecer aquilo que a torna duradoura.

Além das discussões aparentes relacionadas à homoafetividade, “Manhã” propõe uma viagem poética, sensorial e envolvente, para falar sobre as relações humanas e a constante tensão entre o nosso mundo interior e o mundo exterior, entre o “eu” e “o outro”, entre a vida como aspiramos e o mundo como se apresenta.

Essas relações aparecem em “Manhã” em diversos planos, a começar pelo aspecto mais íntimo, o relacionamento romântico, ao fazer um recorte na vida de dois homens, que vivem juntos e procuram, em um momento crise, compreender-se para reencontrar um vínculo mais duradouro e verdadeiro. A peça se passa durante apenas uma noite na vida desses amantes, uma madrugada repleta de surpresas e decisões até o amanhecer, que traz a Luz renovada, a claridade e a possibilidade de se fazer e ser o novo.

O espetáculo Manhã estreou em Brasília em 28 de Fevereiro de 2013, com montagem patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura.  Em menos de um ano de carreira, o espetáculo logrou importantes conquistas.  Tendo sido contemplado pelo Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro, o espetáculo viajou pelas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, com excelente repercussão de mídia e público. O espetáculo ainda foi selecionado para participar do ENCUT – Festival Nacional de Teatro de Taubaté (indicado a prêmio em 05 categorias), do Festival de Teatro de Araçatuba – FESTARA, do Prêmio SESC do Teatro Candango (Brasília/DF).  Em apenas 25 apresentações, “Manhã” alcançou um público aproximado de 3000 pessoas, proporcionando ao público um espetáculo crítico e reflexivo.