Postado em Pesquisa Teatral

Preparação corporal – Primeira Fase

Realizada a parte de estudos teóricos, no primeiro bimestre, deu-se início ao módulo referente às práticas corporais, compreendidas por aquecimento, alongamento e tônus corporal.

Estas práticas são de suma importância, visto que o instrumento de ofício do ator é o seu corpo, que deve ser trabalhado, fortalecido e preparado para executar seu potencial expressivo, não só individualmente, mas também no exercício teatral em grupo, visto que a interação dá-se, não só através do campo emocional, mas também do campo físico, gerando um bloco energético de corpo, mente, movimentos e sentimentos expressos na interação exercida entre os atores.

Com o desenvolvimento deste processo, é em mim perceptível a melhora em termos de força, percepção corporal, flexibilidade e consciência de minhas possibilidades, bem como de minhas limitações corporais.

IMG_0100

 

Quanto às etapas do trabalho, designadas por aquecimento, alongamento e tônus corporal, pode-se determinar como fase de aquecimento, como a própria palavra diz, o preparo inicial do corpo, devido à elevação da temperatura, aumento do fluxo da respiração e consequentemente um estado de prontidão física, com a elevação da energia corporal, necessária ao trabalho físico em geral, e aqui ao do ator em específico.Essa elevação de temperatura corporal promove um maior liberação de energia, otimizando o aproveitamento das potencialidades físicas necessárias ao trabalho cênico, ainda que o esforço a ser desempenhado seja relativamente pequeno.

IMG_0108

O alongamento pode ser definido, como o preparo muscular, com a expansão das fibras, aumentando a flexibilidade, bem como implementando a força muscular, visto que as fibras musculares em estado de expansão possibilitam maior agilidade e controle da movimentação. Aquecido e alongado, o estado é de alerta, de prontidão, mas com leveza e sem desperdício de energia.

IMG_0562

O trabalho de tônus muscular, ao meu ver, complementa as duas fases anteriores, aquecimento e alongamento, pois alimenta de energia o corpo do ator, e causa melhor desempenho de movimentos, porque gera um domínio tal das qualidades corporais que cria a sensação de realidade e presença, aquele fator radiante com que o ator toma para si o espaço e o preenche de algo intangível porém perceptível. Inteligência corporal é parte importante dentre os elementos que dispomos pra criarmos uma cena vigorosa e presente.

IMG_1073 - Cópia

Alguns exercícios de aquecimento executados foram por mim vistos, no início, com certa dúvida quanto à sua eficácia, pois geralmente temos a errônea ideia de que só há aquecimento se houver uma intensa movimentação. Porém, de acordo com a execução dos mesmos, ficou claro que tal ideia é equivocada, pois o aquecimento dá-se também com exercícios de pouca movimentação, mas de extremo trabalho muscular, dentre os quais posso sem dúvida destacar os que trabalham a região abdominal sem a movimentação a que estamos habituados. Isso nos leva a achar que feitos desta forma não são producentes de calor corporal e de resultados práticos, mas são. É um intenso trabalho de sustentação das posições executadas, aquecendo e tonificando o corpo.

IMG_9981

IMG_0180

Os resultados são visíveis tanto em termos de força e disposição para cargas de trabalho, como também esteticamente falando, apesar do pouco tempo de realização até agora.

Os trabalhos de alongamento são, em grande parte, bastante árduos em sua execução, porém promovem, sem dúvida, um grande avanço quanto à flexibilidade e força muscular, sendo alguns de maior dificuldade de execução, no meu caso, os que dizem respeito aos membros inferiores. É notável a maior facilidade, a cada dia, da execução de determinados movimentos, até então, bem mais difíceis de ser realizados. Em termos de alongamento, posso destacar os realizados nas barras, visto que proporcionam, além do alongamento em si, também um aumento considerável na força muscular, dando provas da inter-relação entre os elementos básicos estudados neste período: aquecimento-alongamento-tônus.

IMG_0466 IMG_1054 - Cópia

Estes exercícios ajudam-me não só no dia a dia, mas também preparam o meu corpo para o meu trabalho de ator em suas diversas potencialidades de expressão.

Trabalhando o tônus muscular, e passando a um estado compreendido como um em que o corpo encontra-se disposto e bem preparado, aspectos como velocidade, repouso, força, agilidade nos dão a percepção de diferentes nuances musculares e como isso pode ajudar na composição do trabalho do ator, pois para cada situação, cada humor, cada idade, um diferente estado muscular é exigido. Para se construir uma postura coerente é preciso o domínio desses elementos tão básicos.

IMG_0152

No que diz respeito ao alongamento, tenho maior dificuldade na execução dos exercícios relacionados aos membros inferiores, mas com a execução contínua e o respeito aos limites diários, é visível o progresso e melhor preparo físico que venho adquirindo.

IMG_0690 20140307_210555

Meu processo de desenvolvimento corporal, no que diz respeito a certos movimentos, é mais lento que nos demais, devido à recuperação por problemas neurológicos que durante muito tempo me tiraram a liberdade plena de me mover. Mas nem por isso os resultados são menos perceptíveis do que em outros colegas, pois é notável a melhora de minha movimentação em geral, bem como de minha força que aumenta a cada dia. Minhas pernas, como parte mais acometida pelos problemas citados, retomam cada vez mais a agilidade e estabilidade, no dia a dia. Percebo a eficiência prática dos exercícios do Grupo não apenas com fins de modelagem corporal ligada a encenação, mas também em tudo que faço.

IMG_0654

No que diz respeito às etapas futuras de trabalho, compreendidas por fluidez e dinâmica de movimento sensível, a expectativa é de que, além do aprimoramento físico, possa haver uma maior compreensão de aspectos mais abstratos no trato do corpo, bem como um maior aproveitamento de meu instrumento de trabalho como ator, o corpo em toda a sua complexidade e potencialidade, aprimorando a cada dia o ato vital de se expressar e de se comunicar.